De acordo com o W3C (World Wide Web Consortium), acessibilidade na web significa garantir que todas as pessoas, incluindo pessoas com deficiência, possam utilizar a web. Mais especificamente, significa permitir que pessoas com deficiência consigam perceber, compreender, navegar, interagir e contribuir com a web. Uma web acessível beneficia a todos, incluindo pessoas idosas, pessoas com pouca habilidade em utilizar a web, aqueles com uma conexão mais lenta, entre outros.
Na internet, a acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico). O e-MAG está alinhado às recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Durante a elaboração deste curso, os organizadores buscaram seguir as recomendações do e-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico), para que seu conteúdo seja web acessível a todas as pessoas, incluindo:
Para que nosso portal fosse amigável colocamos legendas em todos os vídeos. Além disso, todas as nossas imagens contam com descrição.
Nosso portal de aprendizado é compatível com a maioria dos leitores de tela. Porém, caso não tenha software de referência, sugerimos os seguintes softwares:
O layout utilizado nos nossos cursos foi pensados para incluir as pessoas com baixa visão, portanto o contraste foi ajustado. Para não afetar os softwares que nossos alunos com baixa visão já estejam usando, optamos por não integrar ferramentas diretamente no sofware. Porém, caso não tenha software de referência, sugerimos os seguintes softwares:
Ampliadores de tela: